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  • Claudia Moura

Você bebe água sem sentir sede?



Nós, nutricionistas, orientamos nossos pacientes a beberem água diariamente, na base de 30ml/kg. Assim, se uma pessoa tem 60 kg, ela deveria beber algo na faixa de 1,8L.


Mas adianto que isso é apenas um parâmetro, já que condições climáticas também influenciam e se você é um atleta que pratica muito exercício, será necessária hidratação extra. Um indicador importante é verificar a cor de sua urina. A cor palha indica níveis adequados de água, a amarelada, indica carência dela.


Mas quando falo beber água, é água pura mesmo. Não vale substituir por sucos, e outras bebidas não recomendadas, como cafés e refrigerantes, que inclusive tem efeito contrário no organismo, atuando como diuréticos, incentivando a eliminação de líquidos, por causa da cafeína e açúcares na composição.


Outro ponto, é que você deve distribuir os copos de água ao longo do dia, e não de uma única vez.


Mas você sabe porque a água é tão importante para se ter uma boa saúde?


outrSomos feitos de 70% dessa substância, indispensável, insubstituível e imprescindível, que possui propriedades químicas únicas, como a de absorver calor nos processos metabólicos das células e regular a temperatura do corpo; dissolver uma grande quantidade de compostos químicos o que ajuda na eliminação de substâncias tóxicas do organismo e realizar o transporte de nutrientes às células.


Quando se toma água na quantidade certa, nota-se a melhora, ou até mesmo a eliminação de vários sintomas de enfermidades como artrite, fadiga crônica, dores musculares, dores de cabeça, prisão de ventre, olhos ressecados, problemas de memória, sonolência, etc e etc…


Se você não se lembra de tomar água, uma dica, é usar aplicativos de celulares que te alertam, e manter uma garrafinha bem próxima, até que o hábito se instale.


Procure tomar pelo menos um copo logo ao se levantar, e nunca tome água junto com as refeições, já que ela vai diluir o suco gástrico, esfriar o estômago e paralisar a digestão. O intervalo ideal é meia hora antes e duas depois. Inclusive esta regra é boa para o controle do peso.


Então, já sabe, quando aparecer aquela dor de cabeça chata, ao invés de tomar uma aspirina, experimente beber um copo de água.

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