Buscar
  • Claudia Moura

Açúcar vicia ?


"Mas dra Cláudia ?! A Sra. tem que entender ?!, eu adoro algodão doce!", me disse, certa feita, uma de minhas pacientes.


Se você é igual a ela, tem crises de abstinência só de pensar em ficar sem consumir aquele docinho açucarado, é bem possível que estejas dependente dessa substância, incluída no rol de alimentos, e que não passa de  uma caloria vazia.


O açúcar ingerido, depois de passar pelo processo de refinamento, causa acidificação no organismo, que obriga o corpo a agir para neutralizar e manter equilibrado o pH do sangue, produzindo hidróxido de cálcio.


Isto a médio e longo prazo poderá provocar osteoporose, diabetes, obesidade, riscos de infarto e derrame cerebral. Nada mal, hein ?


O que explica a tal crise de abstinência de açúcar é seu efeito neuroendócrino no organismo. Como o processo de digestão do açúcar não é longo, a glicose é absorvida em poucos minutos e provoca uma hiperglicemia.


Isto faz com que o pâncreas comece a produzir insulina para normalizar a glicose. Então, quando a quantidade de insulina excede a necessidade real, leva o nível de glicose muito abaixo do normal, gerando uma hipoglicemia (baixo teor de glicose no sangue), e daí vem a vontade de comer algo doce de novo, o chamado efeito montanha-russa.


São essas variações bruscas de glicose e insulina, que vão produzir distúrbios, tais como irritabilidade, impaciência, intolerância, que são potencializados por nosso corpo lançar mão das vitaminas do complexo B, durante o processo de assimilação do açúcar. Essas vitaminas são fundamentais, pois atuam regulando o sistema nervoso central.


O que faço, então,  para me livrar dessa droga?


Pra começar... que tal diminuir aos poucos  o consumo?

Substitua refrigerantes por sucos, e procure não adoçar.

Se não conseguir, substitua o refinado pelo mascavo, e vá diminuindo aos poucos.

Evite lugares como docerias, para não ceder à tentação daquele docinho.

Pratique exercícios, uma caminhada ajuda muito, acalma a mente e ajuda o organismo a gastar energia.


Lembre-se o primeiro passo para largar um vício é a sua conscientização.


Em próximo post irei falar sobre o perigo dos adoçantes artificiais.

0 visualização
AGENDE UMA CONSULTA
Atendimento presencial ou via Skipe

Edifício Infinity Corporate Center

Tv. Barão do Triunfo, 3540 - sala 315 - Marco

Belém - PA, 66095-055

claudiamoura.nutri@yahoo.com.br

Conheça nosso consultório
Clique aqui
whats.png

91 988012806

  • Facebook
  • Instagram